Opa! Hoje a Elisa nos traz a resenha de um dos filmes mais sensíveis que já assisti: Memórias de uma Gueixa.
Baseado no livro de mesmo nome do autor Arthur Golden e dirigido por Rob Marshall, Memórias de uma Gueixa é um drama que conta a história de Chiyo, uma menina que foi vendida pela família à uma casa de iniciação de gueixas. O filme conta desde a infância sofrida da moça na casa de gueixas, até quando ela mesma se torna uma, mudando de nome e aderindo à novos costumes. Ambientado no Japão em 1929, a narrativa se divide entre o período pré-Guerra Mundial e pós-Guerra.
No período pré-Guerra, quando Chiyo é vendida para o Okiya (casa de gueixas) ela logo se torna alvo de Hatsumomo, uma das gueixas de maior sucesso no Japão e que vive no okiya com o intuito de sustentar a casa. Hatsumomo se vê ameaçada pela menina, que por ter olhos cinza-azulados (o que é raro para os japoneses), será uma atrativo a mais para se tornar gueixa e tomar logo o lugar dela como a mais lucrativa da casa. Tornando-se escrava da casa, Chiyo sonhar em ser uma gueixa quando conhece o presidente de uma companhia, que ao vê-la chorando na rua, lhe paga um sorvete e lhe dá seu lenço e umas moedas como forma de acalmar a menina. À partir disto, ela decide se tornar gueixa para poder ver o presidente novamente e quem sabe ter uma história de amor com ele. Os planos da menina se tornam realidade, quando, sob tutela de uma gueixa, ela inicia o processo para se tornar uma e à partir daí temos o clímax da história que é a sua iniciação no mundo delicado e complicado das gueixas.
Para se tornar uma dessas cobiçadas mulheres, as japonesas passam a vida toda treinando suas habilidades de tocar o shamisen (espécie de banjo), servir o chá, desenhar, dançar, e saber entreter os homens com conversas e atos delicados. Vemos tudo isso no filme ao longo das memórias contadas pela protagonista e mergulhamos nessa cultura que é tão diferente da nossa. Nos transportamos para este universo de delicadeza destas mulheres, que têm como objetivos de sua vida apenas entreter os homens e serem reconhecidas por isto.
A história nos possibilita fazer uma crítica do papel que as mulheres desempenham na sociedade, uma crítica que está tão em voga e de grande polêmica nas mídias de hoje, e que ao meu ver, o filme mostra bem que as mulheres têm o direito sim de escolher o que querem para as suas vidas, seja entretendo homens, como é o caso de Chiyo, ou desempenhando outros papéis. Para finalizar, ainda somos "presenteados" com uma estética maravilhosa, trilha sonora, fotografia e figurinos divinos! Vale muito a pena para conhecer um pouco dessa cultura do Japão que são as gueixas.
P.S: Está entre meus filmes favoritos!
55 comentários
Nunca vi esse filme, mas meu parece ser bem legal :D
ResponderExcluirhttp://heyimwiththeband.blogspot.com.br/
Se depois de ler essa resenha, eu fiquei morrendo de vontade de assistir esse filme?! Magina! Que resenha maravilhosa, que enredo interessante! Ameeei a dica! <3
ResponderExcluirMil Beijos!
http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/
Ainda não assisti esse filme, que ficou perdido naquela lista da minha infância do tipo "você só pode assistir quando crescer", rs. Adorei relembrar por aqui e captar mais das visões críticas prometidas. Vou conferir!
ResponderExcluirSEMQUASES.COM
Oi Elisa, eu amo este filme, pode passar várias vezes e eu me pego assistindo-o. é intenso, pesado, belo... Como vc disse é uma cultura que não conhecemos numa época caótica. Mas mostra que ela foi uma mulher extremamente forte, da infância sofrida até chegar aonde desejava. Ficou linda a resenha, faz jus ao filme! =) beijos linda!
ResponderExcluirhttp://www.metamorphya.blogspot.com
Eu curso Psicologia e por várias vezes acabamos descutindo esse filme que tem uma lição tão bacana pra nos mostrar! Amei de mais sua visão como também o seu blog 💟
ResponderExcluirQue atriz linda! Figurino maravilhoso também. Eu não conhecia mas acho que a temática do filme é super importante e vale a pena assistir. Será que acho para assistir? Gostaria de ver.
ResponderExcluirbj
www.pilateandosonhos.com
Lembro-me do lançamento desse filme, até hoje é um dos filmes favoritos que retratam essa época específica do Japão. Quero muito ler o livro =)
ResponderExcluirBeijos,
Pri
vintage.blogspot.com
Oii! Eu já li esse livro e gostei bastante. Antes de ler, eu nao tinha a menor idéia do que era uma gueixa e da importância dela na cultura japonesa. Ainda não tive a oportunidade de ver o filme, apesar de ja ter ouvido diversos elogios a respeito. Um dia ainda irei vê-lo.
ResponderExcluirsigolendo.com.br
Já vi o filme e tenho o livro, é muito lindo ambos, a garra de Chiyu é maravilhosa, a fotografia do filme tbm é demais, essa parte da foto das cerejeiras e a cena do kimono é um encanto.
ResponderExcluirNão vi esse filme ainda, mas já ouvi muito dele. Já vi cenas dele, e vi que a fotografia é linda. Espero ver rs.
ResponderExcluirBeijos!
www.brilhamiga.blogspot.com.br
Ja ouvi muito sobre esse filme, agora me deu mais ganas de ver. Gostei do post, parabens!
ResponderExcluirJá tinha visto o comercial desse filme na tv, mas nem me animei à assistir, mas depois dessa ótima resenha, eu tô querendo assistir o filme agora!hahaha
ResponderExcluirwww.parisdepriscila.com
Nunca tinha ouvido falar desse filme, mas a temática me interessou demais! Sua resenha ficou muito bem feita, parabéns! Vou procurar o livro e o filme, pois fiquei realmente muito curiosa para saber mais sobre a história!
ResponderExcluirEste filme é realmente fantástico!
ResponderExcluirEu acho lindo como ele faz o contraste do tema pesado com as cenas belíssimas e delicadas...
Realmente, tem que assistir!
Beijos!
Andréia Campos
http://petitandy.com
Esse filme realmente é muito bom. Já fiz um "trabalho" sobre ele numa feira cultural onde eu estudava (chamam de FECULT) e foi muito bom fazer, gostei muito. Sua resenha ficou ótima, e seu blog é lindo. Tá de parabéns <3
ResponderExcluirwww.byjulieblog.com
Já assistir esse filme e amei, relata bem determinado costume oriental empregado em um contexto histórica devido a epoca também. Quanto a papel direitos deveres da mulher na sociedade e as criticas sociais, eu generalizo ao papel direitos e deveres do ser humano! Amei sua poster. ✡ Atellier Encantado Com Mãos de seda ✡
ResponderExcluirNunca vi ou ouvi falar sobre este filme, mas ate que parece ser bem legal! ^^
ResponderExcluirVou ver se acho e irei assistir com certeza <3
ExcluirVi esse filme há muito tempo atrás, mas me lembro de ter gostado muito! A história é realmente tocante e super atual. Beijos!
ResponderExcluirBlog Vintee5 | Canal Vintee5
Ainda não assisti ao filme, acredita? Mas conheço a história como se fosse íntima dela. Uma pena reconhecer que muitos fatos deram inspiração a esse enredo. Fatos esses que até hoje têm suas influências no modo como as mulheres são tratadas no oriente. Mesmo assim, é um tipo de arte que me atrai. Um tipo de vida que adoraria desvendar. Por isso, flor, depois de ler sua resenha e ver que é um dos seus filmes favoritos, vou anotá-lo aqui para assistir no fim de semana.
ResponderExcluirBeijos!
www.myqueenside.com.br
esse filme é belissimo, porém triste, ele me dá essa sensação... o figurino, fotografia são de encher os olhos mesmo, e eu pude conhecer um pouco sobre o estilo de vida das gueixas...
ResponderExcluirainda não li o livro, mas pretendo... soube de uma polêmica sobre a história real, parece que usaram o diário dela pra fazer o livro ou o filme e não lhe deram créditos, algo assim...
Nossa como eu nunca assisti esse filme? Eu amei a resenha vou procurá no netflix e assitir
ResponderExcluirNunca tinha visto esse filme mas vou assistir e volto aqui pra falar o que acho
ResponderExcluirAdoro filmes com essas temas, pela a sua resenha acho que já assisti alguns parecidos, mas não esse.
ResponderExcluirUm beijo!
www.cantinhob.com
Sempre tive muita curiosa, tanto para ler o livro quanto para o filme. E conhecendo mais da história e vendo o trailer, vou deixar ele anotado e ver o mais rápido possível!!! E vou tentar comprar o livro também <3
ResponderExcluirBeijos,
www.notavelleitura.blogspot.com
Ele não é atual né? Tenho quase certeza que já vi esse filme, praticamente "sem querer", numa troca de canal inocente, sabe?
ResponderExcluirSe foi o mesmo filme que vi (faz tempo, não consigo lembrar direito, mas tá parecido demais!) é verdadeiramente fantástico!
Tua resenha ficou ótima!
Um beijo.
Esse filme é um clássico maravilhoso que eu vejo mil vezes se for necessário e sua resenhar está perfeita! Parabéns <3
ResponderExcluirOiii! Adorei a resenha. Geralmente quando um filme é baseado em um livro, eu gosto de ler primeiro o livro, e com certeza ele entrará para minha listinha para ler e logo após assistir até o final do ano. Amei a história, fiquei curiosa para saber mais.
ResponderExcluirNão conheço esse filme. A proposta dele não me interessou, mas pra quem se identifica com o tema deve ser ótimo!
ResponderExcluirMe chama de Bella
Não conhecia o filme e já entrou para a minha lista de próximos filmes para assistir. Sua resenha foi ótima, despertou minha curiosidade! <3
ResponderExcluirJá ouvi falar, mas nunca parei para assistir ao filme! Achei a história bem interessante, inclusive, anotei aqui na minha agenda para ver depois :)
ResponderExcluirLembro que assistir no cinema, tem tempo viu? hahahahah
ResponderExcluirÉ um filme muito bom! fiquei com vontade de ver novamente.
http://marymicucci.com
Como eu nunca havia assistido esse filme?! Que sinopse maravilhosa <3 <3 eu me que resenha linda.
ResponderExcluirEu vou assistir, prometo! Amanhã, se possível ❤️
Beijos.
Já conhecia o filme, mas ainda não tive a oportunidade de vê-lo.
ResponderExcluirMas as pessoas falam muito bem dele. Está na minha listinha!
Acredito ser uma crítica muito bem colocada em relação às mulheres e como se encaixam na sociedade.
www.plataformaviajante.com.br
Ótima resenha! Super amei, o relato me fez entender a história e querer assitilá-la!
ResponderExcluirParece ser muito bom o filme! Com certeza vou procurá-lo para assistir fim de semana, acho muito interessante a cultura japonesa.
ResponderExcluirObrigada pela dica!
Beijos
Ai que vergonha, nunca li nem assisti ao filme :}
ResponderExcluirEsse ator é aquele do filme "A Origem"?
http://www.episodiodehoje.com.br
Adorei a resenha, assisti esse filme de madrugada na globo à alguns anos atrás, achei ele um máximo, gostei da história inteira, da fotografia, do figurino, não tem do que reclamar!Sem tirar que é um filme muito bonito.
ResponderExcluirPeixinhos, Gabbe!
Blog: Talo de Maçã ♥ |Fanpage ♥ |Instagram ♥
Imagino que o figurino desse filme deve ser um arraso mesmo!
ResponderExcluirMe interessei pela história, gosto quando as mulheres interpretam esse tipo de papel em filmes, abrindo espaço para uma série de reflexões! :)
Oie, olha em simplesmente amo Memórias de uma Gueixa,
ResponderExcluirSou louca pra ler o livro, mais ainda não tive oportunidade.
Fiquei passada recentemente quando descobri que o livro é um plágio e consiste mais numa biografia não autorizada de uma gueixa real e que ela teve muitos problemas após a sua publicação, ou seja nota dez pra obra e zero pro autor (que não é bem autor) Porém isso não rouba a grandeza da vida da mulher que inspirou essa história tão linda.
Beijos
EU já ouvi falar muito bem desse filme, mas ainda não tive a oportunidade de vê-lo...sou apaixonada pela cultura japonesa, mas não sei muito sobre a vida das gueixas, vou assistir com certeza ;)
ResponderExcluirBeijos!
Gente, esse filme já passou tantas vezes na TV paga, sempre vejo na grade, assisto a alguns instantes, mas completar nunca completei. Mas quem sabe depois dessa resenha vou tentar assistir todo.
ResponderExcluirSe eu amei esse figurino? COM CERTEZA! hahaha Preciso ver e desenhar algumas roupas!
ResponderExcluirNunca tinha ouvido falar a respeito desse filme, mas parece ser bem interessante. A cultura japonesa e a atividade das gueixas ainda são coisas muito desconhecidas ou vistas com interpretação errônea por algumas pessoas e o filme parece ser um bom ilustrador dessa parte. Ainda mais tratando de outros eventos históricos, deve ser muito bom.
ResponderExcluirBeijos!
www.juhlihipy.com
Eu tenho muita vontade de assistir Memórias de Um Gueixa porque acho que deve ser fascinante ter uma visão de uma cultura tão diferente da nossa no que diz respeito a várias coisas, porque não se trata somente de um país distante, mas também de outra época! Adorei saber mais sobre a história.
ResponderExcluirAcho que muitas vezes, também, o pessoal não entende que empoderamento feminino não existe para te "livrar de toda e qualquer amarra imposta pela sociedade" e mostrar que você pode se amarrar ou não ao que quiser, desde que seja por sua escolha! E é bacana ver como é o lado de quem escolheu cada uma das escolhas possíveis!
Olá Elisa, tudo bem?
ResponderExcluirJá ouvi algumas pessoas falarem super bem desse filme, mas até o momento ainda não assisti. Sim, uma vergonha, rs. Após ler sua resenha, fiquei ainda mais interessada e agora tenho um motivo a mais para conhecer essa história.
Beijos :*
http://midnight-skis.esy.es
Depois que enviei o comentário que percebi que errei o nome do meu blog, rsrs.
ResponderExcluirSegue o link correto: http://midnight-skies.esy.es.
Esse filme é lindo, mas também triste... tenho que assisti-lo novamente para poder recordar algumas cenas.
ResponderExcluirBjs
www.achadosdamila.com.br
Fanpage - Achados da Mila
Eu sou doida para ler o livro, sabia?
ResponderExcluirComprei há anos e ainda não li.
A história é linda, mas agora que eu li o comentário da Kris fiquei curiosa para ler a respeito =S um plágio?
Beijos
Parece bem pesado, né? Não li o livro e nem vi o filme ainda, mas parece bem interessante.
ResponderExcluirBeijos,
Postando Trechos
Infelizmente eu ainda não conhecia esse filme, mesmo ele já sendo um pouco antigo, amei ler a resenha, fiquei com vontade de assistir..rsrs
ResponderExcluirMesmo não conhecendo muito a cultura oriental eu gosto muito do pouco que conheço e esse universo de Gueixas eu ainda não sei muito coisa, mesmo romanceado acredito que essa seja uma boa forma de conhecer mais.. vleww pela resenha
Bjs
Andréia Ramos
horigami.com.br | facebook.com/designhorigami
Li o livro... doido d+!!!
ResponderExcluirEu assisti o comecinho e é super triste! Mas fiquei muito curiosa por assistir tudo porque a história parece bem interessante.
ResponderExcluirO trailer é lindo.
Beijo
Eu sempre achei que esse filme era triste... Algo me diz que dá para chorar litros assistindo. Mas deve ser lindo.
ResponderExcluirBeijos
Mari
Sorteio no blog Pequenos Retalhos: Livro Mentira Perfeita. Participe!
Acredita que eu já quis assistir esse filme só pelo cartaz rs.
ResponderExcluirDeve ser um filme lindo. Vou ver se tem no Netflix.
Beijos