Resenha: Garota Interrompida
By Maria Eduarda {@mariaeduardamichael} - setembro 09, 2016
Opa! Tudo bom? Hoje a Elisa traz a resenha do filme Garota Interrompida - incrível drama de 1999 com Winona Ryder e Angelina Jolie.
Mais um filme com a temática da depressão, que eu gosto muito e que é muito difícil de ser retratada de uma forma realista em filmes. 'Garota Interrompida' é um dos meus filmes favoritos justamente por isso: consegue retratar essa doença de uma forma bem realista e em que consigo realmente me identificar e é bem próximo de eventos que aconteceram na minha vida.
O filme é de 1999 e é baseado no livro de Susanna Kaysen de mesmo nome. Estrelado por Winona Ryder e Angelina Jolie a narrativa se passa em 1967 nos EUA e retrata a confusão mental da personagem Susanna (Winona) que caba sendo internada em um hospital psiquiátrico por tentativa de suicídio e diagnosticada como vítima de "Ordem Incerta de Personalidade".
No hospital psiquiátrico ela acaba se deparando com uma nova realidade repleta de pessoas muito transtornadas e em processo de tratamento. Entre essas pessoas, ou melhor, pacientes, está Lisa - interpretada otimamente por Jolie - uma garota sociopata que vai mostrar a Susanna um outro lado da vida que ela até então não conhecia. Lisa usa seus métodos manipuladores para rapidamente ganhar a confiança de Susanna e elas se tornam amigas, mostrando que a manipulação é uma arma poderosa não só para as pessoas, mas para a nossa mente. Internada na instituição, Susanna começa a tentar entender seus questionamentos interiores, o porque dela estar lá, quais são seus objetivos de vida, e o que ela pode fazer para tentar amenizar e melhorar sua vida e sua confusão mental e tentar ver um outro lado em que a solução não seja a morte.
'Garota Interrompida' coloca na tela como é estar confuso em relação a vida, além de esclarecer como é ter certas doenças como sociopatia e bipolaridade, mostra vários dilemas e angústias que se passam na mente das pessoas. Outro lado muito legal do filme é a questão da loucura, por se passar em um hospital psiquiátrico mostra esse lado esquecido muitas vezes da sociedade, o lado de que a loucura é escondida e que não pode ser externalizada. Eu acho essa parte do filme a mais fascinante, porque quando nossos sentimentos fogem da razão não sabemos lidar com eles por parecer insanidade, porém a insanidade é o que nos afasta da normalidade.
O filme também nos proporciona esse questionamento: até que ponto somos normais? Até que ponto deixamos a insanidade sair e tomar conta? Muito mais que um filme sobre o que se passa dentro de um hospital psiquiátrico e da cabeça das pacientes, é um filme sobre liberdade. Liberdade de poder dar voz aos nossos sentimentos, à nossa insanidade.
Por fim, a fotografia de 'Garota Interrompida' é muito bonita, tem um ar vintage e obscuro e roteiro é muito bem organizado e estruturado com diálogos ótimos entre as personagens.
Caso goste do trabalho da Winona Ryder, não deixe de conferir a resenha de 'Edward Mãos de Tesoura'.
Caso goste do trabalho da Winona Ryder, não deixe de conferir a resenha de 'Edward Mãos de Tesoura'.
24 comentários
Oi Elise!!
ResponderExcluirEu sempre tive curiosidade de assistir esse filme, todo mundo fala super bem do longa e das personagens. Gostei de saber que os diálogos são bons, vou tentar ver logo. E parabéns pela resenha, ficou ótima!
Bjs, Mi
O que tem na nossa estante
deve ser ótimo!!! adorei a resenha! quero assistir! :D
ResponderExcluirxoxo
Guria do Século Passado
Eu assisti a esse filme somente esse ano e amei! Me identifiquei com vários questionamentos da protagonista e achei a atuação dela maravilhosa! Há mesmo uma linha tênue entre a sanidade e a loucura! http://colorindonuvens.com/
ResponderExcluirEsse filme tá na minha lista faz tempo e eu ainda não vi
ResponderExcluirbjs
Esse filme é um clássico e muito interessante. Já vi faz um tempo, acho que vou rever! Boa dica!
ResponderExcluirbjs Má
www.2betrend.com.br
Esse filme é ótimo. Tive a oportunidade de assisti já faz algum tempo.
ResponderExcluirBig Beijos
blog Lulu on the sky
Quando o assunto é filme, eu sou um zero a esquerda, pois não assisto quase nenhum.
ResponderExcluirAdorei saber desse filme, vou tentar ver depois!
Um beijo!
http://www.impulsofeminino.com/
Já ouvi falar desse filme, mas só de nome, não sabia sobre o que era a história. Fiquei curiosa depois da sua resenha, esse tema sempre chama a minha atenção.
ResponderExcluirBeijos
Bluebell Bee
Wow!! Assisti semana passada Um estranho no ninho com uma temática 'parecida' (também se passava em um hospital psiquiátrico)! Já fiquei com vontade de assistir esse sim ou com certeza? :D
ResponderExcluirbeijoo
Sabe aquele filme que você sempre quis assistir, mas que nunca conseguiu? Esse é um deles, com certeza. Preciso urgente ver, principalmente depois da sua resenha. Amei forte.
ResponderExcluirhttp://www.agindodiferente.com/
Oi Elisa, tudo bem?
ResponderExcluirAdorei a resenha e já quero assistir!
Esse filme já me chamava a atenção, mas agora me convenci a conferir. :)
Beijos,
Priscilla
Infinitas Vidas
Adorei a resenha! Você acredita que nunca assisti esse filme? Quero muito assistir! As atrizes são ótimas e o mais legal, é como você disse (e concordo)... é um filme muito real, que fala de um tema bem atual, né? Valeu a dica! :D
ResponderExcluirwww.apenasumdia.com.br
Esse filme é maravilhoso!
ResponderExcluirAlém do talento inegável da Winona e da beleza (e também talento demasiado) da Jolie (que, pra mim, tá mais linda do que nunca nesse filme), a história traz mesmo à tona muita coisa do que quem entende a depressão sob algum aspecto (seja por ter passado por isso ou por ver alguém próximo passar) vive.
Sou doida pra ler o livro. Imagino que deve ser também outra experiência ótima!
beijo
beinghellz.com
Oi Elisa, tudo bem?
ResponderExcluirConfesso que não conhecia este filme, mas, depois de ler a resenha, fiquei bastante curiosa!
A história chama a atenção e parece ser um filme muito bom e reflexivo!
Adorei a indicação!
Amore, tem post novo lá no blog, te convido a ir conferir! =)
Beijos
Amanda Z.
www.diariodelooks.com
Estava precisando mesmo de filme, já vi algumas imagens dele mas nunca pesquisei a fundo.
ResponderExcluirBeijão,
Isa | http://isabellalessa.com
Acredita que eu até hoje não assisti a esse filme?
ResponderExcluirJá ouvi tanto sobre ele, tantas fotos e tals... Preciso parar e ver hehe :)
Adorei sua resenha deu mais vontade ainda de ver.
https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/
Claaassico.. e acho que o que passamos bem longe é de sermos normais!
ResponderExcluirÓtima dica de filme!
=*
Mani Piñeiro
@Blog_ManiPineiro
Snap: @manipineiro
Winona Ryder e Angelina Jolie juntas em um filme é muito mágico.
ResponderExcluiradoro esse filme <3
Tenho visto várias pessoas falando de Garota Interrompida ultimamente... VÁRIAS MESMO! E isso me deixa cada vez mais curiosa para assistir, principalmente agora que tenho buscado bastante sobre todos os tipos de transtornos e doenças psicológicas que podemos ter... É um assunto que não entendo muito bem, e por não entender não conseguia identificar a raiz de problemas na minha própria vida... Enfim, tá na minha lista a meses pra assistir, só falta estar com o emocional no lugar!
ResponderExcluirA capa do filme já deixa a gente curioso, com essa resenha fiquei mais ainda. Pareci ser bom.
ResponderExcluirBeijos
http://www.cherryacessorioseafins.com.br/
Eu estou afim de ver esse filme tem um bom tempo. Desde Stranger Things, a Winona conquistou meu coração, e quero tirar um momento para ver a filmografia dela. E apesar de eu ouvir muita gente falando desse filme, eu desconhecia a sinopse dele. Não sabia que se passava em um hospital psiquiátrico. Acho que, como vou entrar na vibe desse tipo de filme — pretendo assistir Um Estranho no Ninho, você conhece ou já viu? — irei parar de postergar e ver Garota, Interrompida.
ResponderExcluirBeijos! ♥
https://beautifulcrea-ture.blogspot.com.br/
Saudades desse filme, acho que preciso rever para me lembrar melhor dele!
ResponderExcluirMemórias de uma Guerreira
Lembro que assisti esse filme "no escuro" - no sentido de não saber do que se tratava haha - e adorei. Apesar de ter achado meio confuso na época, lembro de amar a atuação da Angelina e, quando descobri que tinha livro, não pensei duas vezes antes de comprá-lo. Ainda não li, admito, mas acredito que seja uma leitura enriquecedora. Acho que não existe alguém que nunca tenha se questionado sobre seu lugar no mundo e a forma como o filme foi exposto me leva a crer que a leitura seja ainda melhor!
ResponderExcluirBeijos,
Kemmy|Duas leitoras
Já vi por aí o nome desse filme e agora me pergunto por que ainda não parei pra ver?
ResponderExcluirCurto muito obras com a temática mais psicológica, se tiver mais alguns para indicar, vou ficar super feliz :)
Enfim, vou ter que assistir esse, pois a semente da vontade já foi plantada no meu interior. Você sabe se tem no netflix?
Beijos,
pinguimtagarela.blogspot.com.br