Louca Obsessão: Ídolos, terror e psicopatia
By Maria Eduarda {@mariaeduardamichael} - janeiro 03, 2017
Opa! Hoje a Elisa traz a resenha do suspense clássico: Louca Obsessão!
Louca Obsessão é de 1990, dirigido por Rob Reiner e baseado no livro Misery, de Stephen King. O filme é um thriller que prende e surpreende do início ao fim. É um ótimo filme para se ter como exemplo do que é um bom suspense. Além disto, a narrativa é muito bem construída e faz com que os espectadores entrem de cabeça no drama vivido pelos personagens.
O famoso escritor Paul Sheldon (James Caan) sofre um acidente de carro e é socorrido pela enfermeira Annie (Kathy Bates), que alega sua fã número um. Ela o leva para sua isolada casa no campo e cuida de sua saúde ,tratando dos ferimentos que ele sofreu no acidente e cuidando da sua recuperação. Porém um dia acaba tendo acesso aos originais do próximo livro do escritor e descobre que sua personagem preferida será morta. Essa revelação faz com que sua personalidade doentia se revele à Paul e faz com que ele fique á mercê de sua psicopatia e obsessão, mantendo Paul preso em sua casa.
O filme obtém sucesso ao representar o gênero suspense, pois a todo o momento o espectador sente junto com o personagem a sensação de claustrofobia e medo. Esse sentimento é também gerado pelo fato de haver apenas os dois personagens, o escritor e a enfermeira e por se passar praticamente todo dentro do quarto em que o personagem fica aprisionado. Aos poucos, Paul Sheldon vai percebendo que aquela simpática e bondosa enfermeira reclusa numa casa de campo, esconde um lado psicopata e transformar a vida do famoso escritor num pesadelo.
Leia também a resenha do terror psicológico 'Cisne Negro'
Leia também a resenha do terror psicológico 'Cisne Negro'
Em quase todas as cenas, há uma expectativa para o próximo acontecimento, vamos criando um vínculo com o personagem e criando soluções mentais para ele tentar se livrar da enfermeira. Um diferencial desse filme é que a narrativa não necessita recorrer às cenas de violência ou sustos a toda hora para inserir o sentimento de medo, angústia, apreensão e sufocamento. Além da questão de narrativa, o diretor trabalha muito com closes da personagem, evidenciando a mudança de feições, ora de simpática e bondosa, ora demoníaca e assustadora, fazendo desse elemento técnico um grande trunfo para destacar ainda mais a personalidade doentia e fanática de Annie.
Por fim, mais como uma crítica social, o filme evidencia essa relação dos autores e seus fãs, como as pessoas se apegam facilmente à histórias e personagens e fazem com que eles se tornem pessoas importantes em sua vida, criando um vínculo afetivo que quando ao término das histórias, quando os personagens passam a não existir mais, só restam sentimentos de vazio e raiva.
38 comentários
Que medo desse filme hahaha! Preciso assistir <3
ResponderExcluirBjinhos,
❥ AmigaDelicada.com.br
Oi, Elisa!
ResponderExcluirAté hoje tenho medo dessa atriz... kkkk... a interpretação dela foi bárbara.
Conheci a obra do King por causa desse filme e gostaria de algum dia ler o livro também.
Sabia que o King anos depois também foi atropelado?
Beijos!
Gatita&Cia.
Ai, fiquei tensa só de ler a resenha! Eu não sou mt chegada em suspense, fico bem nervosa hahaha pra quem gosta deve ser um prato cheio!! :D
ResponderExcluirBeijinhos!
http://tipsnconfessions.blogspot.com
Nossa está de parabéns pelo post !!! Arrasou. Não conhecia filme, mas deu vontade de ver, fiquei tentando imaginar como era o filme hahaha é so de ver a imagem do escritor na cama já imaginei como ele faria pra sair de lá hahaha. Vou pensar a respeito para ver o filme . Beijos
ResponderExcluirAchei muito interessante o filme. Gosto de filmes antigos. Já assistiu Epidemia, de 1995? Eu AMO! Super recomendo. Se assistir, depois me conta o que achou ;)
ResponderExcluirbloglaisdepaula.wixsite.com/blog
Que filme sensacional, só pela resenha já me deu uma sensação de aperto no coração e expectativa! Com certeza colocando na minha lista de próximos filmes, não acredito que nunca tinha ouvido falar dessa obra de arte! D:
ResponderExcluirBeijos!
www.jadeamorim.com.br
Que máximo. Eu amo filme de suspenses e esse apesar de ser um clássico, acredita que nunca assisti?
ResponderExcluirMas fiquei com muita vontade de ver agora.
Adorei essa resenha, super completa. :*
www.oxentebonita.com.br
Caraaaaaaaaaaaaaaca meu, eu juro que devo ter visto esse filme antes, porque vi as imagens e me deu um "click" no cérebro! Mas como a memoria da guerreira aqui é ruim, eu acho que teria que ver o filme pra conseguir relembrar realmente ahhaha, esses filmes anos 90 tem uma pegada meio esquisita ne xD
ResponderExcluirClica aqui se quiser ver minha ultima postagem |
Clica aqui se quiser participar do sorteio do blog!
No último final de semana meu pai começou a assistir esse filme, como o computador fica na sala, acabei espiando, aí se arrependimento matasse... Eu não tinha ficado na sala, o filme não é ruim é bom, só que eu sou dos filmes românticos.
ResponderExcluirEu tava aflita com o filme mas não conseguia parar de assistir.
Tenho a sensação que até parei de respirar por alguns instantes de tanto nervoso, eu sou muito sensível pra esse tipo de filme.
www.nannamais.com
Oiie!
ResponderExcluirAdorei a resenha. Não sou muito de ver filmes de suspense/terros mas me pareceu bem interessante.
beijos
Adorei a resenha!
ResponderExcluirEu nunca assisti a esse filme e fiquei bem curiosa. Eu adoro esses suspenses que se valem de outras estratégias para seguir o estilo, especialmente se se unem a tramas inteligentes. E, baseando-se em um livro do King, é de se esperar muito do filme.
Assim que tiver a oportunidade, vou ver!
xoxo
Rê
retipatia.com
Oi Mari, tudo bem?
ResponderExcluirAdorei a resenha do filme e fiquei ainda mais curiosa para assistir esse filme <3
Beijos
barbfurtado.blogspot.com
Já achei essa enfermeira bem louca KKKKKKKKKK não é um tipo de filme que me interessa pelo fato de se passar em um ambiente só, dando a sensação de "prisão, agonia". Uma vez assisti a um filme que se não me engano se chama "gravidade", já assistiu? Eu quase morri de falta de ar junto com a atriz na frente da TV KKKKK (não to zuando)
ResponderExcluirMas acho que pra quem curte, deve ser interessante pelo enredo, e a mensagem que o filme passa é importante
Nossa amei a dica vou ver , se é baseado em qualquer coisa do Stephen King, deve ser louco de bom ♡ vou ver !
ResponderExcluirwww.nataliloure.com.br
Só de ler essa resenha já bate uma agonia, uma sensação de claustrofobia e medo :(
ResponderExcluirhttps://heyimwiththeband.blogspot.com.br/
Oi Elisa, tudo bem?
ResponderExcluirEu estou doida pra ler o livro, mas adorei conhecer um pouco do filme tb! O suspense parece ser ótimo e o tema autores e fãs tb!
Bjs, Mi
O que tem na nossa estante
ah eu ja vi esse filme mais de uma vez, haha , lembra minha adolescencia
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Eu gosto muito do Stephen King, e normalmente também curto os filmes baseados em obras dele. Acho o tipo de terror que ele escreve muito bom. Porém, nunca assisti à esse filme! Mas já vou adicionar a minha listinha pra ver <3
ResponderExcluirsorria sempre :)
www.malusilva.com.br
Oi Elisa, eu já assisti o Misery, é realmente ótimo! Dizem que o livro é sensacional também, tenho vontade de ler!
ResponderExcluirNossa, o filme tem a minha idade rsrs eu já ouvi falar do mesmo. Bem interessante, é uma metalinguagem daquilo que as pessoas muitas vezes fazem, que é se apegar demais à ficção, se esquecendo da realidade.
ResponderExcluirwww.pandapixels.com.br
Cara serio curti muito mesmo,não gosto daquele tipo de filme que e só sanguinário,matança sem motivo esse me chamou atenção por realmente abordar uma historia, fazer com que tenhamos tanta empatia com a personagem que realmente nos sentimos dentro do filme parabéns ❤
ResponderExcluirEu não teria coragem de assistir kkk' mas cara parece fantastica a historia, e leva um pouco par ao real também, para refletir.
ResponderExcluirQuando li Divergente (o ultimo livro) fiquei uns dias bolada pelo fato da personagem ter morrido.
Kathy Bates é fabulosa! Esse nunca havia assistido acompanho ela em AHS!
ResponderExcluirAinda não vi esse filme. Vou por na minha lista. E sabe o que está nos meus planos esse ano é ler um livro de terror, e isso seria sair muito da minha zona de conforto. Adorei a resenha. Beijos.
ResponderExcluirde fato suas resenhas é as melhores, eu assistir cisne negro é uma loucura aquele filme o autor e espetacular, chorei com algumas cenas.
ResponderExcluirUal amei sua dica, vc escreve muito bem e me deixou curiosa para ver o filme que me parece surpreendente. Vou salvar o nome aqui e assistir logo. Amei e sucesso
ResponderExcluirEsse filme parece ser ótimo! Já estou ansiosa para assistir também. Adoro filmes antigos.
ResponderExcluirbloglaisdepaula.wixsite.com/blog
Caraca, fiquei simplesmente sem palavras! Nunca tinha visto esse filme mas já to louca pra assistir, é bem o estilo de filme que eu curto. Sem falar na mensagem que ele passa, né? Amei!
ResponderExcluirSua escrita esta ótima e com certeza prendeu minha atenção, mas não gosto muito de suspense, prefiro comedias e romances.
ResponderExcluirNão acredito que eu nunca vi esse filme! Eu amo os filmes de suspense, e esse parece ser muito bom!
ResponderExcluirJá vai pra minha listinha.. ótima resenha :)
Adorei a dica e eu nunca assisti esse filme e olha que amo filmes de terror hahahaha vou procurar pra vê!
ResponderExcluirAmei o blog!
Resenha nova no blog vem conferir \o/
Beijinhos,
Blog Resenhas da Pam
GENTE, QUE ISSSOOOO, ADOREI! Eu busco muito filme de suspense/thriller e é dificil encontrar bons assim (que já vejo que sao pela resenha). Parece pesado, intenso mas com uma história foda. amei a resenha mesmo.
ResponderExcluirFaz tanto tempo que to querendo ver esse filme que nem lembrava mais, cê acredita? Lembro que tinha no netflix e agora nem tem mais (acabei de conferir) :'( oh céus, vou deixar em algum canto anotado que de 2017 não passa! haha irei assistir com certeza <333
ResponderExcluirE você escreve muito bem! Bjuuus
Loud Like Moi
Tua resenha é muito boa, mulher. Fiquei arrepiada. Eu sou meio cagona, então normalmente não assisto filme de terror e suspense, mas fiquei interessada. Ainda mais por ser de 90 e eu tenho uma queda por filmes antigos haha
ResponderExcluirBeijos
www.quaseprimavera.com
Nossa esse filme parece tenso nossa parabéns pelo post só por ele nos dá vontade de conhecer o filme.
ResponderExcluirBabe, eu tenho medo dessa mulher nesse filme. Eu nunca cheguei a assistir tudo por motivos de: medo mesmo. Mas ele o pouco que vi gostei, juro.
ResponderExcluirPS: Gente que ama Caindo na Real ❤
Beijos, Maria Eduarda
www.supimpagirl.com.br
Não conhecíamos o filme, mas parece ser um filme bem intenso, pois trata de problemas mentais.
ResponderExcluirBeijos
onlyinspirations.blogspot.com.br
Não gosto muito de filmes desse estilo, mas a sua resenha me deixou intrigada e com curiosidade sobre o enredo. Preciso assistir.
ResponderExcluirAdorei o post!