Clipes Dirigidos por Floria Sigismondi
By Maria Eduarda {@mariaeduardamichael} - fevereiro 08, 2017
Opa! Tudo bom? Hoje eu trago um quadro novo para o Canal Red Behavior chamado Grandes Diretores. Nele eu irei escolher um diretor de videoclipes, irei falar um pouquinho sobre a vida artística e ainda irei escolher quatro principais trabalhos para comentar um pouco. Lembrando que é um quadro novo, então ainda estou ajustando o funcionamento, a frequência e tudo mais. Espero que gostem. Escolhi para inaugurar o quadro a italiana Floria Sigismondi. Assista o vídeo completo abaixo:
Floria Sigismondi é fotógrafa e diretora, e sua fama vem especialmente dos inúmeros vídeos musicais que ela dirigiu, dos comerciais para grandes marcas como Adidas, Motorola, Mac, entre outras, e também por ter dirigido o filme ‘The Runaways” com Kristen Stewart and Dakota Fanning. Ela começou a carreira como fotógrafa de moda e seu trabalho costuma ser bastante obscuro e enigmático. Escolher somente cinco clipes da carreira dela foi uma tarefa um tanto complicada e até injusta, já que ela dirigiu mais de quarenta vídeos musicais. Mas vamos aos clipes escolhidos:
O vídeo de Mirrors foi dedicado por Justin Timberlake aos seus avós Willian e Sadie que foram casados por mais de sessenta anos! O clipe tem basicamente duas partes: na primeira, o espectador conhece vários momentos na vida de um casal, agora idoso, em diferentes décadas. Quando se conhecem, os dramas de uma gravidez antes do casamento, e principalmente as alegrias. Tudo isso em paralelo com as cenas em que a senhora arruma as coisas de seu falecido marido. Já na parte final, o cantor aparece em uma coreografia entre espelhos junto com algumas dançarinas.
O vídeo é carregado de algumas simbologias muito interessantes, das quais infelizmente não vou poder me ater para o post não ficar tão longo, mas algumas delas são: o idoso olhando a noiva jovem na vitrine, a idosa jogando a aliança e o Justin pegando-a, a transição entre a vida e a morte nos espelhos, entre outras. O clipe é de 2013 e na época venceu o VMA de Vídeo do ano e Melhor Edição. Assista aqui.
A Floria dirigiu dois clipes do Bowie do disco “The Next Day’, mas eu escolhi The Stars pois é o que eu fico menos triste de ter que resumir hehe. Nesse vídeo, Bowie e a atriz Tilda Swinton interpretam um casal normal constantemente atormentado por outro casal famoso. Em paralelo, vemos uma versão jovem do cantor interpretando a música. O vídeo é um dos poucos da diretora que não apresenta nada obscuro ou meio bizarro, mas ainda sim possui fortes críticas e referências ao culto à fama, falta de privacidade, obsessão, e tudo mais. O outro clipe de The Next Day é da própria música ‘The Next Day’ e já é bem mais polêmico porque envolve padres, religião e tudo mais. Floria também dirigiu ‘Little Wonder’ do cantor. Assista The Stars aqui.
A letra de Fighter fala claramente de superação! A maneira como a Floria Sigismondi abordou o tema no vídeo pode parecer simples à primeira vista, pois apesar de ser bem obscura, é de fácil interpretação. No clipe, Christina aparece primeiro em uma espécie de cela rodeada de umas bailarinas com comportamento bem primitivo. No momento em que ela se liberta, passa a ser perseguida por esses indivíduos e até atingida por eles. Os momentos finais do clipe mostram ela se livrando deste manto negro com borboletas ao redor, simbolizando claramente o conceito de transformação.
A própria Floria afirmou em uma entrevista que o conceito do clipe é baseado na metamorfose lenta da natureza e o “passar de um lugar obscuro para um iluminado”. Além disso o vídeo tem alguns elementos já característicos da obra da diretora, como a simbologia através de frutas (que aparece no início do vídeo), atmosferas da mesma cor, entre outros. O vídeo é de 2003 e ganhou diversos prêmios, entre eles Juno Award para vídeo do ano. Christina também contratou Floria posteriormente para o clipe de “Hurt”. Assista o clipe de Fighter.
O vídeo de Blue Orchid tem uma atmosfera muito similar a anterior, tanto pelas cores como pelo ritmo. Porém, o clipe não tem uma narrativa específica. Pra mim ele é um dos vídeos mais confusos e difíceis da Floria justamente por isso. O cenário é uma espécie de casa em que a Meg White aparece quebrando uns pratos enquanto o Jack faz uns movimentos meio repetitivos e encenados. Essa música é a que abre o disco Get Behind me Satan, então o Jack pode estar interpretando o próprio demônio nessa atmosfera com cobras (referência ás tentações biblícas). Escolhi esse vídeo justamente por ele ser um dos mais abertos a diferentes ou a nenhuma interpretação. Floria já trabalhou com o Jack White em suas outras bandas, dirigindo ‘Die By the Drop’ do The Dead Weather e ‘Broken Boy Soldier’ do The Raconteurs. Assista Blue Orchid aqui.
Bônus: Decidi colocar mais unzinho na lista: ‘E.T’, da Katy Perry
Este clipe é bem diferente do que estamos acostumados a ver da Floria, especialmente por se passar em uma atmosfera futurista e espacial. No vídeo, Katy interpreta uma espécie de alien que se transforma em outros seres, ora com asas, ora com outras cores e formas, e que acaba caindo num planeta devastado - que imagino que seja a Terra. Lá ela liberta um humano e acaba se envolvendo com ele. Apesar do roteiro um tanto quanto clichê, o vídeo mostra em paralelo algumas cenas de caça e acasalamento animal, sem falar nas referências de extinção da terra e tudo mais. O vídeo acaba não sendo sobre ‘romance espacial’ e sim sobre transformação e perpetuação da espécie e tudo mais. Assista ao vídeo aqui.
Estes foram os (que pra mim são) principais clipes dirigidos pela Floria Sigismondi. Gostaria de saber o que vocês acharam do quadro, sugestões e tudo mais.
52 comentários
Não conhecíamos essa diretora, mas já tínhamos visto alguns desses clipes como o do Justin Timberlake, Christina Aguilera e da Katy Perry!!
ResponderExcluirbeijos
onlyinspirations.blogspot.com.br/
Que bom ^^
ExcluirWow, nunca parei pra pensar nos diretores dos clipes, mas essa arrasa! Adoro o clipe de Mirrors, acho tocante x) e E.T. também é bem diferentão.
ResponderExcluirBeijoss
http://tipsnconfessions.blogspot.com
SIMMM, é justamente essa a ideia do quadro ^^
ExcluirEla que dirigiu o filme The Runaways? :o Que incrível! Esse clipe do Justin Timberlake também é muito bom, muito bem feito. Não tinha percebido a estética do clipe da Christina Aguilera, esse Fighter tem toda essa estética característica mesmo. É uma música mais puxada pro rock né? Eu ouvia essa música e ficava pensando "A Christina Aguilera se sairia muito bem cantando rock. Eu adoro essa música! E naquela época ainda não tinham tantos recursos para produção audiovisual né? Eu adoro esse clipe da Katy Perry, ele é incrível. Na verdade, todos os clipes da Katy Perry tem uma estética maravilhosa né? Eu gostei do quadro. Faça mais sim! Principalmente por não conhecer muito essa parte dos filmes e clipes, não conheço muito dos diretores, só o Tim Burton mesmo, haha!
ResponderExcluirBeijos!
www.likeparadise.com.br
O próprio Tim Já dirigiu alguns clipes, mais pra frente eu vou fazer um vídeo sobre ele ^^ Os clipes da Katy são incríves mesmo, e que bom que gostou :3
ExcluirClipes lindíssimos e intensos. Confesso que não conhecia!
ResponderExcluirSão mesmo ^^
ExcluirCara eu aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaamo clipes diferentes. Acho tantos tão clichês que me sinto na necessidade de parar e rever sempre aqueles que fogem do comum. Já conhecia alguns que você citou, outros não, então procurarei ver! o//
ResponderExcluirVeja sim, e fica ligada nesse quadro que sempre trarei diretores legais :3
ExcluirAchei a proposta do quadro bem interessante. Geralmente eu não presto muita atenção nos diretores de clipes, eles acabam passando despercebidos por mim, o que é uma grande injustiça já que muitos deles realizam um trabalho maravilhoso.
ResponderExcluirDá para perceber que além da qualidade o trabalho dela tem muita personalidade também!
Beijos!
Colorindo Nuvens
Simmm, essa é justamente a ideia do quadro. Que bom que gostou ^^
ExcluirOi moça, vou te falar a verdade, entendo nada de direção! kkkk Mas vou dizer o que achei dos vídeos... Eu nunca tinha parado para reparar nos mínimos detalhes de qualquer clipe que tenha visto, mas tentei reparar nos detalhes que vc comentou. De fato o clipe da Aguilera tá um tanto obscuro e, engraçado, que eu gosto da música, mas nunca tinha visto o clipe, nem prestado atenção no que dizia a letra... rs
ResponderExcluirQt aos outros 2 primeiros eu gostei e, não sei se posso dizer isso, mas achei um tanto melancólico... eu alcancei a ideia? rsrs
Bjks!
www.mundinhodahanna.blogspot.com
Que bom que gostou. São melancólicos mesmo, que nem as letras ^^
ExcluirConheço vários desses videoclips e gosto deles todos! Acho bastante importante um boa capacidade artistica e criativa e a Floria tem isso de sobra <3
ResponderExcluirGostei imenso, do post e da ideia do quadro :) Aguardo por mais novidades!
Beijinhos,
Mii
#Comic Life
Fico feliz que tenhas gostado :)
ExcluirAchei o post interessante! Adoro em especial o do Justin eheh :)
ResponderExcluirhttp://comeonshine.blogspot.pt/
Que bom ^^
Excluirnossa, que legal são novos de clips... faz tempo que eu não assistir de clip... agora vou tentar voltar assistir :D
ResponderExcluirAssista sim :)
ExcluirSó tem clipe incrível nessa lista! O que não é coincidência né? Adorei saber que os trabalhos foram dirigidos por ela. Beijos e sucesso
ResponderExcluirVerdade hehehe
ExcluirTodos os clipes são maravilhosos, mas confesso que curto muito a estética do clipe do Justin. Casou super bem com a letra da música, acho incrível! Beijo ♥
ResponderExcluirSimmm, tem muito a ver ^^
ExcluirJuro que não sabia sobre a direção desses clipes, a gente tem o costume de apenas admirar e não prestar atenção nas pessoas que deram duro para aquilo estar ali, em perfeita harmonia com a música e agradando a todos (o que nem sempre acontece). Eu adorei conhecer mais sobre a Floria e rever os clipes que ela dirigiu. Mirros, por exemplo, é o meu preferido da lista, não somente pela mensagem do clipe, mas pela fotografia em si ♥
ResponderExcluirPois é, essa é justamente a ideia do quadro hehehe Mirrors é perfeito <3
Excluiruau adorei as indicações desse post, adorei o da tilda e o bowie
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Que bom ^^
ExcluirEsse quadro é muito original, tenho certeza de que será um sucesso! Sua edição está impecável, pegou o essencial :)
ResponderExcluirConfesso que eu ainda não conhecia o seu blog e amei muito, me perdi aqui nos outros pots! hahaha
Ahhh que bom, Dani! Volte sempre ^^
ExcluirAdorei saber, primeiro, não sabia que esses videos tinham sido dirigidos por uma mulher. Segundo, não sabia que ela era diretora, já faz uns anos que vi umas fotos dela e só. Terceira, a mulher é muito fera, só música top na lista rs
ResponderExcluirSimmm, fora os que deixei fora do post :)
ExcluirEu adorei esse vídeo!!
ResponderExcluirNão sabia que essa diretora tinha dirigido tantos clipes legais. Eu gosto do clipe da Christina, acho lindo :D
E resposta a tag sobre os shows sim!!
https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/
Vou fazer quando chegar em 500 inscritos hehehe
ExcluirO clipe do Justin, Christina e Katy Perry são surreais. Floria Sigismondi é intelectual, tem um talento maravilhoso, porque esses clipes deixam todos chocadoooos. rs
ResponderExcluirVerdade ^^
ExcluirNossa que legal. Sabe que nunca parei para pensar: "Quem será que dirigiu esse clipe?". Agora você colocou essa "pulguinha" atrás da orelha que agora vou querer saber de todos que eu assistir. Bem legal saber que foi uma mulher que dirigiu esses clipes.
ResponderExcluirBeijos
http://esmaltolatrasporopcao.blogspot.com.br/
Simmm, preste atenção :)
ExcluirEu gostei tanto desse quadro e do seu blog, que li todo o post e assisti todos os vídeos, incluindo o seu hahah. O clipe de Mirrors é tão lindo que eu sempre me emociono ao vê-lo. Acho que ele é o meu favorito de todos. O do David Bowie, sinceramente, eu não entendi NADA hahaha. Agora pior do que esse só Blue Orchid mesmo. Eu gosto do vídeo de E.T. também, é bonito visualmente falando.
ResponderExcluirhttp://subscrevendome.blogspot.com
Ahhhh que bom!! The Stars é sobre a fama, excesso de paparazzis e tudo mais. O casal é perseguido meio que por "eles mesmos", na versão famosa. O Blue Orchid é o piradão mesmo hahaha
ExcluirBem interessante falar sobre produtores de videoclips! E ela parece ser bem original :)
ResponderExcluirE é sim ^^
ExcluirAmo mesmo estes clipes que fazem você pensar "o que eu acabei de assistir" no final, juro! Desde a primeira vez que assisti este vídeo do David Bowie, fiquei apaixonada por sua excentricidade. Acho que as críticas do vídeo combinam perfeitamente com a letra da faixa. Esse clipe do Justin também assisti muitas vezes e havia gostado, não sabia que eram dirigidos pela mesma pessoa, ainda mais uma mulher! Curti o quadro. Beijão www.infectedbyculture.com.br
ResponderExcluirMuito obrigada, farei outros ^^
ExcluirEu amo todos esses clips, e não tinha a mínima ideia de que haviam sido dirigidos pela mesma pessoa!
ResponderExcluirO do Bowie é o meu preferido!
Gostei muito do post!
Bjos
Que bom :3 O clipe é demais
ExcluirEu nem se quer um dia, pensei como e por quem os clipes são dirigidos, acredita? Cabeça de pipa voada, haha. Mas de todos esses, eu só conhecia o "Mirrors" do Justin. Os outros eu conheci agora. E sério, esses clipes são maravilhosos! Ameeei o seu post e também amo os seus vídeos. Sua edição é maravilhosa. Parabéns!
ResponderExcluirBjos, Blog Marinspira <3
Hahahhaa são sim, tipo uns microfilmes. Roteiro, direção,arte, tem tudo heheh Muito obrigada!
ExcluirNão sabia que eram da mesma diretora,mas genteee. ahazzo em todos
ResponderExcluirHahaha verdade :3
ExcluirGenteee que post incriiiivel, amo conhecer mais sobtre diretores (principalmente diretoras!), nunca imaginei que rla dirigiu clipes fodas como esses
ResponderExcluirSIMMM, vem muito mais por aí <3
Excluir